terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Enfim, a verdade: um crime social!

Prezado(a) amigo(a) leitor(a) de meu blog. O artigo que segue objetiva a sua solidariedade num momento dramático pelo qual passa minha esposa, uma pessoa da área educacionaql que teve o seu trabalho social interrompido por uma insensatez sem limites. Não me julgue mal pela liberdade deste envio. Eu sou o mesmo Edson que você conhece, uma pessoa voltada há décadas para a educação e a cultura. Sinceramente, o que relato a seguir abalou em muito o meu respeito à Justiça.

Que lamentável!

Meus respeitos e minha gratidão pela atenção.

Foram 14 anos de trabalho socio-educacional em São Cristóvão.

O sonho da professora Vilma em levar educação e cidadania a bairros reconhecidamente carentes da Cidade, foi violentado por uma decisão judicial que desconsiderou a importância de sua obra, determinando que o VDL deixasse o prédio da antiga EBAL.

Não foram suficientes os apelos da professora Vilma à Secretaria de Educação do Estado, ao Conselho Curador e ao Juizado de Menores. O silêncio desses órgãos fez com que, numa única e simples sentença, 39 pessoas ficassem desempregadas (inclusive professores) e cerca de 300 alunos, já pré-matriculados desde outubro de 2010 ficassem sem o direito de estudar NO SEU COLÉGIO. Foi o desmoronamento de ums estrutura construída com dedicação total à causa da educação, numa cidade e num estado carente de escolas e qualidade de ensino, como dizem suas autoridades. Um absurdo!

O colégio ainda tentou um contrato de locação com os arrematantes do prédio no leilão da EBAL, mas eles não quiseram negócio. O VDL teve que sair do logradouro e o prédio voltou a ser aquela construção que em 1997 já estava, havia 16 anos, abandonada à própria sorte, e que o VDL recuperou. Sai o colégio, entra o comércio. Os alunos do bairro, que seriam por volta de 700 em 2011, ficaram sem a alegria dos dias do VDL, sem o suporte educacional e familiar que lhes assistia com amor. Um crime social!

Na tentativa de honrar algumas dessas matrículas, o VDL ofereceu vagas na filial da Tijuca. Alguns estão se socorrendo nisto, mas as dimensões do estabelecimento tijucano não comportam toda aquela quantidade oriunda de São Cristóvão, Caju, Benfica, Saúde e adjacências. Um episódio quase inacreditável, onde a insensibilidade da Justiça, perante os direitos do capital, prevaleceu e o Sonho da professora Vilma sofreu um abalo cujo desfecho somente Deus é capaz de prever.

VDL são as iniciais de Você Deve Lutar, como sempre se disse no colégio. A luta da educadora vai continuar. Deus quis assim e assim será. A Ele pertence o futuro. À educadora cabe apenas orar, buscando sua proteção nos momentos duros que serão muitos. Desistir, jamais! Afinal, O SONHO NÃO ACABOU!

Muito Obrigado, São Cristóvão! Muito Obrigado famílas dos mais de 5.000 alunos que passaram pelos bancos escolares do VDL nesses 14 anos. Perdoem as falhas cometidas e sejam, se possível, solidários com a dor da perda que a Justiça sentenciou.
Assinado: Os amigos eternos do VDL

Nota: Este espaço já estava contratado e pago pelo colégio para a divulgação dos cursos de 2011. Por essa razão, ele pôde ser usado para esclarecer a verdade à comunidade dos bairros assistidos. A professora Vilma necessita do apoio de todos à sua obra. Tudo o que puder ser encaminhado de ajuda nessa hora dramática será recebido com muita consideração e Graças ao Bom Deus. Os amigos do VDL confiam que aqueles que tanto foram ajudados pela professora em sua obra socio-educacional saberão assisti-la nessa hora dramática que o colégio vive, inclusive os empregados. Que Deus abençoe a todos!

6 comentários:

  1. Prezado Professor Edson,

    Ja que o senhor está justiça ou melhor a injustiça cometida contra sua digníssima esposa, como se dá o nome as arbitrariedades cometidas por ela? Mandar professores por justa causa, sem motivos para não pagar o que era devido?
    Como se chama a ação de desonrar pagamentos salariais e de impostos e deixar seus funcionários sem salário e tendo também a surpresa que as contribuições sociais FGTS e INSS não eram pagas?
    Como se chama recolher o pagamento das rematriculas e não devolver o dinheiro aos responsáveis ?
    É justo um profissional ter que recorrer a tal justiça pra receber o que lhe é de direito e mesmo assim, não ter o seu pagamento efetado?
    É justo um educador ter esse tipo de postura com seus colaboradores?
    Bom professor, o que estamos vendo pode não ser a jutiça a seus olhos, mas tenha a certeza de que a justiça divina começa a ser feita. Essa, sua esposa não poderá enganar, mentir, ludibriar, trapacear, abusar, mandar e desmandar.

    ResponderExcluir
  2. Que justiça é essa que demorou tanto tempo para agir ? Realmente meu respeito a ela também ficou abalado.
    Será que a educadora lutava mesmo pelo seus alunos ou estava mais interessada em abrir suas próprias igrejas ?
    Ah, e lembrando os alunos do antigo colégio, que fizeram um movimento lindo e deram a maior prova de amor que ela deve ter recebido em toda sua vida, quantos continuaram ao seu lado? Acho que o respeito deles também ficou abalado.
    Inúmeros processos na justiça do trabalho que ela fazia questão de nunca comparecer e encarar o funcionário que na maioria das vezes era dispensado por uma “justa causa” que ela inventava só para prejudicá-los. Isso é educar?
    Quantas contas bancárias bloqueadas judicialmente, CPF, CNPJ, tudo que existia no colégio já estava penhorado por essa justiça tão lenta.
    Quantas brigas com alunos e pais que não aceitavam a imposição de sua religião em todas as ocasiões e festividades do colégio. Isso é respeitar o próximo?
    Hoje deve dar pra contar nos dedos quem são os amigos eternos do VDL.
    Lamento muito por todos os colaboradores que insistiram nessa ilusão e se afundaram junto. Eu já sabia que mais cedo ou mais tarde isso aconteceria.
    Será que uma empresária que se diz educadora e pastora, e que espera o dia 31/12 de cada ano para enviar as cartas de demissão de seus professores por telegrama merece algum apoio e solidariedade????
    A justiça tarda, mas não falha.

    ResponderExcluir
  3. Sinto muito prof° Edson . Mas a professora Vilma não merece mais o respeito de ninguém . Se ela tivesse entregado o histórico de todos os alunos e devolvido o dinheiro de todos que rematricularam seus filhos na escola em 2012 , com certeza todos a apoiariam . Todos diriam o quanto ela foi guerreira para continuar com o sonho dela que era continuar com o VDL . Agora , passar a perna nas pessoas , não foi coerente em nenhum aspecto . Desde o ano passado eu tento meu histórico . Ja recorri no Rio Poupa tempo e até hoje , nada . Este ano termino meu ensino médio e estou fazendo cursinho pré vestibular para ampliar meus conhecimentos , querendo assim poder passar para uma boa faculdade . Como eu fico ? Quem me dará apoio ? Eu ja chorei muito ao pensar que tal esforço que tenho , poderá não servir . Graças à Deus , pelo ENEM poderei conseguir um certificado de conclusão . Mas isso não é bem o que eu queria para mim . Estudo em uma escola , que para eles , eu nunca estudei . Estou muito triste com toda situação . E se a profª Vilma está necessitada de apoio , me perdoe , mas foi ela quem causou tudo isso . Minha indignação é grande . Do mesmo modo , rezo por ela , para que consiga resolver seus problemas . E assim , possa cumprir com suas dívidas , na qual , muitos precisam .

    ResponderExcluir
  4. Graças à Deus minha escola atual me aceitou sem histórico ...

    ResponderExcluir
  5. Eu quero saber do meu dinheiro da ´pré matricula q pelo visto eu nem vou receber ... Um absurdo ,é o meu pai ter efetuaddo o pagamento em dia na quela escola por 6 anos e vocês fazerem isso ,um absuldo é a vilma esta ciente do ocorrido de q a escola ñ funcionaria mais ..e ter feito oq ela fez de ñ ter falado ñ ..pq quando surgiu o boato ela negou tudo já sabendo q isso viria a acontecer e nem teve a capacidade de vir a publico contar o ocorrido !! ela simplesmente fechou as portas e deixou todos na mão ...agr quero meu hitórico e ñ posso ter graças a vilma !!!Muito obrigada .

    ResponderExcluir
  6. Hummmm O engraçado é que a mesma história está se repetindo no CENTRO EDUCACIONAL CLÁUDIA LOPES, situado no Caju.
    FUJAM DESTE O QUANTO É CEDO!

    ResponderExcluir